Governo elabora amplo programa de desburocratização do Estado

A medida tem como objetivo a melhora do ambiente de negócios e a competitividade das empresas brasileiras

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, declarou nesta quarta-feira (17) que o governo está elaborando um programa de desburocratização para “reduzir o chamado custo Brasil”. Essa medida objetiva simplificar os processos para melhorar o ambiente de negócios e competitividade das empresas nacionais. O anúncio ocorreu após reunião com o presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto.

Durante conversa com o Portal Planalto, o ministro afirmou: “Nós conversamos com o presidente, pedimos e recebemos autorização para traçar um programa de desburocratização e desenvolvimento. Porque, quando você desburocratiza, você gera, também, desenvolvimento, porque reduz custos. E, quando você reduz custos, você gera investimentos”.

Além da declaração, Marcos Pereira apresentou dados mostrando que uma empresa brasileira gasta, em média, 2,6 mil horas somente com o cumprimento de obrigações acessórias. Ele justificou que o Brasil é uma das nações com “maiores índices de burocracia do planeta”. O relatório é do Doing Business e foi produzido pelo Banco Mundial. [Doing Business: Brasil]

O ministro afirmou também que o piloto do programa começará a ser feito pelo próprio Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviço. Em seguida, outros órgãos do governo também participarão. Para estudar medidas de redução de impacto da burocracia em todas as esferas do Estado, será montado um grupo de trabalho.

Confira a entrevista completa:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *